Rio do Sul sedia o 11º Encontro de Secretários Executivos

A região do Alto Vale do Itajaí foi escolhida para o primeiro encontro itinerante dos secretários executivos de sindicatos patronais.

Para aprimorar a gestão e o desempenho das atividades nos sindicatos patronais, a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) promoveu na quinta e sexta-feira, 27 e 28 de outubro, em Rio do Sul, o 11º Encontro de Secretários Executivos. O vice-presidente da FIESC para o Alto Vale do Itajaí, Lino Rohden, recepcionou os cerca de 70 representantes de sindicatos, vindos de diferentes regiões do estado. “A FIESC se preocupa em melhorar todo o contexto da indústria catarinense e os sindicatos têm papel fundamental nisso. Essa troca de conhecimentos ajuda a melhorar o desempenho também das empresas”, ressaltou Rohden.

A capacitação continuou com apresentação do assessor de Desenvolvimento Associativo, Leonardo Costa, que falou sobre os resultados parciais do Programa de Excelência da Gestão Sindical. Ele ressaltou que os sindicatos patronais, ao melhorarem suas gestões, defendem as indústrias e, por consequência, colaboram com a geração de emprego e qualidade de vida. Os participantes também conheceram as mudanças na cobrança registrada dos bancos,  com o gerente de Arrecadação e Fiscalização, da Confederação Nacional das Indústrias (CNI), Bruno Henrique Silva Guimarães, que também falou sobre a Contribuição Sindical 2017. Na sequência, foram entregues os Prêmios de Melhores Práticas Sindicais para o SINDUSCON de Joinville, de Balneário Camboriú e de Florianópolis; SINDIVINHO; SINPESC e SIMMMEB.

No segundo dia foram lançados os documentos Competências do Líder e Executivo Sindical. Após, Alexandre Damásio da Silva, coordenador do Centro das Indústrias do Estado de Santa Catarina (CIESC), falou sobre o portal Indústria SC, um ambiente de geração de negócios online, onde cerca de 700 indústrias catarinenses, de qualquer porte, divulgam mais de três mil produtos. “Com a marca e a credibilidade da FIESC, o IndústriaSC é a maior plataforma de divulgação digital de produtos em Santa Catarina e, que será divulgada nacionalmente, a partir de novembro”, afirmou Silva.

A última palestra foi sobre a atuação da FIESC junto ao Legislativo e Executivo, ministrada por Felipe de Sousa Lima Sene. “Nós atuamos na defesa dos interesses da indústria catarinense. Nossa rotina é acompanhar as proposições de leis que afetam a indústria e isso  envolve o monitoramento, consulta dos interessados, definição de posição, atuação e comunicação”, explicou Sene.

Os secretários executivos participaram também de um bate-papo sobre práticas de gestão, com a apresentação dos cases: O papel do secretário na ampliação do associativismo, com Soeli Fachi, da FIESC Oeste; Gestão Sindical com foco em resultados, com Mauricio Rossa, do SIMMMEB; Feiras e eventos: uma forma de ampliar a receita do Sindicato, com Vernon Campos, do SIMPESC. As discussões foram mediadas pelo executivo do SIMMMERS, Aldo Kaestner. O encontro terminou com uma visita na empresa Hergen Paper Machinery.

Debora Claudio - Jornalista