Busca

Erro
  • Erro ao carregar dados do feed

Empresa têxtil de Ituporanga recebe adolescentes

Jovens do Alto Vale do Itajaí, que participam do Programa Novos Caminhos, conheceram a estrutura da filial do Grupo Rovitex, em Ituporanga. A visita aconteceu na terça-feira, 04 de outubro, e foi conduzida pelo gerente Ademir Paul, que mostrou os processos de produção em todos os setores.

Os adolescentes também tiveram a oportunidade de acompanhar o trabalho dos jovens aprendizes na confecção de roupas. “O objetivo do programa Novos Caminhos é qualificar os adolescentes para que se tornem autônomos, já que aos 18 anos eles saem das casas de acolhimento. Com as visitas eles têm uma visão, uma vivência do que é o mundo do trabalho e começam a construir um referencial sobre a vida. Mesmo se não ingressarem na indústria, essa é uma ótima oportunidade de conhecer algumas áreas de interesse, para depois fazer as próprias escolhas”, disse Marister Patrícia Gonçalves, coordenadora pedagógica e interlocutora do Movimento Santa Catarina Pela Educação, no Alto Vale.

A Rovitex foi criada em Blumenau e mais tarde mudou-se para Luiz Alves. São 30 anos de atuação no ramo têxtil. Atualmente trabalham no grupo mais de 2 mil colaboradores. Lucineia da Silva Rodrigues Macedo está entre eles. Ela faz parte da equipe de Ituporanga e acompanhou a visita. “Comecei na embalagem, caprichei, me dediquei ao máximo e meu esforço foi reconhecido. Hoje sou uma das líderes”, contou ela aos jovens.  

O Programa Novos Caminhos faz parte do Movimento Santa Catarina pela Educação e tem como objetivo oferecer capacitações de iniciação ao trabalho para jovens que vivem em casas de acolhimento. O projeto é uma parceria entre a Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), Tribunal de Justiça (TJSC) e Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC). A execução é realizada pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Serviço Social da Indústria (SESI) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). No Alto Vale participam 16 jovens de Rio do Sul, Vidal Ramos e Trombudo Central.  

 

 

 

 

--

 

Debora Claudio - Jornalista

Informações Adicionais