SENAI abre as portas para a comunidade no Alto Vale

Continua nesta quinta-feira, 29, o Mundo SENAI, evento gratuito, que acontece em todo o estado.

O Mundo SENAI oferece palestras técnicas, visitas aos laboratórios e apresentações dos cursos de qualificação para a indústria. Em Rio do Sul a programação da quarta-feira, 28 de setembro, contou com a presença de empresários, representantes de sindicatos patronais, estudantes de outras instituições de ensino e comunidade. A diretora do SENAI, Graziela da Silva Branco, falou sobre a unidade, fundada em 1974, e que hoje conta com uma estrutura de 3,8 mil metros quadrados para atender demandas de diferentes áreas da indústria. “Cerca de cinco mil estudantes ingressam anualmente no SENAI Alto Vale”, revelou Graziela.

A programação do primeiro dia do Mundo SENAI em Rio do Sul contou com a palestra “Business Transformation Awake: Despertando a consciência para a transformação”, ministrada pela consultora Fernanda Nath, da Ginkko LTDA. Ela falou como as organizações precisam mudar para acompanhar a velocidade com que as transformações estão acontecendo no mundo atualmente. “Vivemos uma ruptura brusca entre os séculos 20 e 21”, comentou Fernanda.

Os participantes também conheceram o programa Melhoria do Desempenho Industrial (MDI) e o case da empresa G13, que atua no ramo de madeiras, em Presidente Getúlio. O sócio diretor, Antonio Beppler, falou da parceria firmada com o SENAI para a implantação do MDI e os resultados obtidos. “Fiquei impressionado com o trabalho e o melhor é que as sugestões são feitas pelos funcionários, por isso são melhor fundamentadas”, explicou.

O SENAI ofereceu também oficinas de experimentação em Costura, Eletricidade Predial, Comunicação, Manutenção Mecânica, Primeiros Socorros, Combate a Incêndio e  Mecânica Básica para Condutores.

Amanhã será realizado o Café com a Indústria, tendo como assunto principal um workshop sobre o formato de operacionalização da Aprendizagem Industrial, com detalhes sobre a legislação vigente, seleção de aprendizes e o case da empresa Rovitex, de Ituporanga. Também será apresentado o Edital de indicação 2017/01. Durante todo o dia continuam as visitas, oficinas e palestras técnicas.

O SENAI É UM DOS CINCO MAIORES COMPLEXOS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DO MUNDO E O MAIOR DA AMÉRICA LATINA.

Debora Claudio - Jornalista