FIESC LANÇA ALIANÇA PELA SAÚDE DO TRABALHADOR EM CONGRESSO MUNDIAL

Em missão nos Estados Unidos, delegação catarinense apresenta iniciativa no Global Healthy Workplace Awards and Summit

Glauco José Côrte, presidente da FIESC, em discurso de abertura do congresso mundial Global Healthy Workplace Awards and Summit (Foto: Denis Largeron)

A FIESC, por meio do SESI/SC, lançou nesta terça-feira (07), em Washington, nos Estados Unidos, a Aliança Saúde e Competitividade no congresso mundial Global Healthy Workplace Awards and Summit. Esta é a versão catarinense da iniciativa Aliança Global para Ambientes de Trabalhado Saudáveis, que objetiva engajar lideranças mundiais na promoção de ambientes de trabalho mais seguros e saudáveis, aprimorando a competitividade.

A Aliança Saúde e Competitividade prevê ações de sensibilização e mobilização, além de reposicionar o tema como um dos fatores estratégicos para a competitividade da indústria. “Acreditamos que nossa proposta de auxiliar as companhias na adoção de boas práticas, promoverá ambientes de trabalho mais seguros e saudáveis. Investir nas pessoas e em bons ambientes de trabalho promove um valor diferencial para a competitividade das empresas catarinenses, para o Brasil e para o mundo. Em outras palavras, boa saúde é um bom negócio”, afirmou o presidente da FIESC e Embaixador Global de Promoção da Saúde e Bem-Estar nos Ambientes de Trabalho, Glauco José Côrte.

“No Brasil, o empresariado catarinense muito tem feito para desdobrar ações que demonstram atenção com as vidas dos seus trabalhadores. Hoje, convidamos a todos a estender essa compreensão, para reposicionarmos segurança e saúde como um dos fatores estratégicos para a competitividade”, enfatizou Côrte. “Gostaríamos de sugerir a vocês fazerem esta Aliança com os stakeholders de seus países. Agindo assim, juntos vamos mudar o mundo – um ambiente de trabalho por vez”, completou Côrte. A delegação ainda participou de reunião com lideranças do Nacional Institute of Occupacional Safety and Health (NIOSH), a agência do governo dos Estados Unidos. Ela é responsável por apoiar a promoção de segurança e saúde nos ambientes de trabalho norte-americanos. O NIOSH é parceiro do SESI em nível nacional.

Forma de atuação

A Aliança atuará em quatro eixos. Primeiro, conhecerá as necessidades das indústrias em saúde e segurança e seus impactos sobre a competitividade. Isto subsidiará empresários a tomarem decisões baseadas em evidências, colocando a saúde em uma pauta estratégica. Em seguida, serão feitas ações de sensibilização de líderes industriais e trabalhadores sobre a importância e benefícios do investimento em promoção da saúde e segurança no ambiente de trabalho.

Na sequência, serão realizadas mobilizações nas indústrias, trabalhadores e redes de parcerias, para o desenvolvimento de ações integradas para saúde e competitividade. Por fim, a FIESC e suas entidades, oferecerão soluções para o desenvolvimento e gestão de ambientes e comportamentos seguros e saudáveis na promoção da saúde de forma integral.

Missão

O objetivo da missão do SESI é estabelecer uma rede de referência nacional e internacional para promoção da saúde dos trabalhadores e da competitividade da indústria. Ao longo da missão, será realizada integração com líderes institucionais e empresariais na área para a construção de novos conhecimentos e ações de desenvolvimento humano para o setor industrial. A equipe ainda participará de reunião com lideranças do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Na sequência, a equipe seguirá para a Universidade de Stanford, em Palo Alto, na Califórnia, onde será discutida a renovação da afiliação do SESI/SC com o MediaX.

Assessoria de Imprensa – FIESC