Busca

Erro
  • Erro ao carregar dados do feed

SESI Alto Vale promove workshop sobre Saúde e Segurança do Trabalho

 

Profissionais dos setores de Saúde e Segurança do Trabalho (SST) e de Recursos Humanos (RH) participaram do encontro realizado em Rio do Sul

 

“O objetivo desta capacitação é auxiliar as indústrias na prevenção de acidentes e a melhorar o ambiente de trabalho e a saúde dos colaboradores”, afirmou a diretora do SESI Alto Vale, Irene Colaço Westphal, ao abrir o evento, na noite de segunda-feira, 31 de maio, no Hotel Aliança Express, em Rio do Sul.

Em seguida, o público acompanhou as explicações da engenheira especialista em Segurança do Trabalho do SESI, Amanda da Silva Barbosa, sobre os adicionais de risco: insalubridade, periculosidade e aposentadoria especial. Ela lembrou o que está previsto na Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) e nas Normas Regulamentadoras (NRs) sobre esses três temas. “O trabalhador só terá direito ao adicional se o fato gerador estiver previsto em lei”, salientou a engenheira, que também fez alertas sobre o preenchimento de laudos técnicos. “Insalubridade não é benefício, é um bônus criado pelo governo, para ser pago pelas empresas, durante um período curto, incentivando a mesma a melhorar o local de trabalho”, acrescentou. Amanda ainda citou algumas medidas simples para tornar os ambientes mais saudáveis e seguros. “Antes de pensar nas mudanças, deve ser feito um bom levantamento sobre o local”, concluiu.

A programação continuou com a apresentação dos cases das empresas Boxtop do Brasil Elevadores e Proaço Soluções Inteligentes em Estruturas. Ambas tiveram um acompanhamento da engenheira em Segurança do Trabalho do SESI, Gisele Carvalho de Assis dos Santos, para avaliar os espaços produtivos e identificar soluções para problemas de insalubridade e periculosidade. “Os resultados obtidos com as adequações propostas foram a redução de riscos e custos, assim como a manutenção da saúde dos funcionários”, afirmaram Simone Neckel, da Boxtop e Sérgio Zeferino, da Proaço.

A palestra “Superando a Crise através de Projetos Inovadores”, com Rafael Boaventura, consultor de Inovação do IEL/SC, encerrou o workshop. Ele demonstrou o que é inovação e como ela pode ser desenvolvida em períodos de recessão. “São nesses momentos que devemos enxergar oportunidades, saber quais os riscos em inovar, quais os riscos em não inovar e tomar decisões”, considerou. Boaventura apresentou uma avaliação sobre a inovação no Brasil em relação a outros países, mostrando que temos muito a melhorar. Ele citou ideias que fazem sucesso no mundo como o UBER, o Facebook, AIRBNB, Amazon, Google, entre outras. Também divulgou o Programa Inova Talentos, que dá oportunidades para as empresas que desejam suporte técnico para inovar.

O público esclareceu dúvidas com os palestrantes e recebeu materiais informativos sobre os assuntos do workshop. O evento faz parte das comemorações da Semana da Indústria da FIESC Alto Vale.

 

 

 

--

Debora Claudio - Jornalista

Informações Adicionais